Primeiro dia

Partimos de San Salvador de Jujuy.

A altitude e a bebedeira da noite anterior, me deixou uma boa parte do caminho em “stand by”.

Em San Salvador fiquei impressionada com a forma de trabalho do comércio, pois todas as lojas fecham juntas durante 2h para almoço, ou seja, no meio do dia, você não encontra nadaaaa aberto.

Ainda na mesma cidade insisti para que o Fábio me levasse para comer as tão famosas empanadas, passei em frente a um estabelecimento que me remeteu muito á um lugar que eu adoro em Itu/SP (o finado casarão), um lugar cheio de arte e cultura, onde as paredes eram desenhadas e com frases inspiradoras, no fundo havia um palquinho para apresentações de musica e teatros, com cantos cheio de samambaia e cores.

Depois de comer duas empanadas, passei extremamente mal, e senti todo o pisco da noite anterior batendo no fundo da minha alma. =(

jujuy

O caminho é fascinante, num momento você está andando por montanhas verde com suas lindas árvores e na próxima “esquina” é uma paisagem deslumbrante, formada por montanhas de terra e vegetação baixa de cores diferentes, que deixa tudo colorido.

caminhoAndes

De San Salvador passamos em Maimará e depois para Pumamarca. Puta lugar lindo!

Um lugar cheio de cultura e cores… O Fabio me contou, (com uma paciência de Jó, por que o meu espanhol é de doer!) que não só no Cerro de 7 Colores mas em todo o norte argentino tem uma tradição, onde no primeiro dia de carnaval eles soltam o Diabo e no último dia prendem…

Para este ritual, é feito um boneco de pano representando o diabo e no dia em que vão “prende-lo” faz uma piramide com mais ou menos um metro de altura de pedras em cima do boneco e jogam, cigarros, velas, bebidas, incenso… como oferenda pra que ele passei aí preso por mais um ano, deixando assim o povoado em segurança neste período.

Assim que cheguei em Pumamarca, tratei logo de comprar folha de coca, sim, porque a altitude elevada fez com que eu não pudesse aproveitar melhor a incrível paisagem de San Salvador pra Pumamarca.

pumanarca

IMG_2985 IMG_3013

purmamarca-NOCHE

Ainda no dia 23/09 fomos pra Tilcara. Vamos passar a noite aqui, achamos um hostel por R$10,00 com café da manhã.

No norte da Argentina é tudo muito barato… O que me surpreende é que está não é uma época de temporada e mesmo assim na cidade só tem, está cheia de turista.

Sobre a comida: Até agora provei, empanadas, tortillas (DE-LI-CI-O-SAS) e folha de coca (se é que isso pode se chamar de comida, rs).

Tortillas Calle_de_Tilcara,_Jujuy,_Argentina

Deixe um comentário